Apresentação

A Faculdade Integrada de Santa Maria – FISMA, com sede na cidade de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, é um estabelecimento particular de ensino superior, com sede na Rua José do Patrocínio nº 26, no Município de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul.

A Educação a Distância (EaD) será implantada na FISMA com respeito às bases legais estabelecidas pelo Ministério da Educação, buscando satisfazer às necessidades de formação e qualificação profissional exigidas pelo mundo contemporâneo e contribuindo para o aumento das possibilidades de acesso à educação.

Para a plena aplicação da metodologia de educação a distância (EaD) em seus cursos de graduação e pós-graduação, de forma eficiente e eficaz, a FISMA considerará e utilizará, entre outros elementos, os processos de ensino e aprendizagem mediados por tecnologia, metodologias e recursos educacionais para a educação na modalidade a distância.

No momento, a FISMA encontra-se na fase de credenciamentos da IES. Assim, a FISMA se propõe a disponibilizar à Santa Maria e demais municípios da região central do Rio Grande do Sul, Educação a Distância através de uma nova proposta, centrada na atenção direta ao aluno e na qualidade dos seus Cursos. Isso incluirá um tratamento personalizado ao aluno, que terá no Polo uma gama de serviços de apoio, além das orientações pedagógicas dos tutores e professores. Trazendo, com certeza, ainda mais a qualificação de pessoas para atuarem eficientemente nas ações de desenvolvimento econômico, social e cultural e na melhoria dos Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Estado.

Os Cursos de Administração e Pedagogia (Licenciatura) estão em fase de autorização e para os próximos anos, outros cursos estão previstos.

NEAD

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão se tornando parte integrante do processo de construção de conhecimento no Ensino Superior. Pensando nisso, o Núcleo de Educação a Distância -NEAD é o órgão de assessoramento e execução de políticas e objetivos educacionais do ensino à distância da Instituição, diretamente vinculado a Diretoria Acadêmica.

Este tem por objetivo fomentar, investigar e implantar o uso de tecnologias para o planejamento e execução de atividades de colaboração e aprendizagem.

O NEAD oferece suporte a infraestrutura organizacional do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, bem como de outras tecnologias implantadas de forma a apoiar a aprendizagem presencial e a distância, prestando atendimento a Direção, Coordenações, Professores e Alunos.

O Núcleo é constituído por uma Coordenação Geral e por uma Equipe Multidisciplinar.  A Equipe Multidisciplinar é composta por: suporte em tecnologia da informação, desenvolvedor de sistemas, suporte pedagógico,  suporte psicopedagógico e de acessibilidade, assessoria na produção de conteúdos e revisor de linguagem.

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE

O Moodle é uma plataforma de aprendizagem a distância baseada em software livre. Esta plataforma é desenvolvida continuamente por programadores em todo o mundo, podendo ser definida também como um sistema de gestão do ensino e aprendizagem, ou seja, é um aplicativo desenvolvido para ajudar os Professores a criar cursos on-line, ou dar suporte on-line a cursos presenciais, com diversos recursos disponíveis.

O Moodle possui muitos objetos de aprendizagem que apoiam o compartilhamento e construção colaborativa de informações entre Alunos e Professores, assim como dispõe de um grande número de recursos que flexibilizam a implantação de diversas filosofias de avaliação.

Atualmente a FISMA conta com a versão 3.7 do Moodle, que está integrado ao sistema acadêmico institucional.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

A concepção, produção e disseminação de tecnologias, metodologias e recursos educacionais para utilização na EaD é desafio permanente das instituições de ensino superior. Em face da complexidade desta tarefa, a FISMA observou as tendências atuais e as manifestações dos especialistas em EaD, que indicam que esse trabalho somente é possível se conduzido por um grupo heterogêneo de profissionais e atores do processo de ensino. Esse grupo heterogêneo denomina-se Equipe Multidisciplinar.

Ou seja, a atuação conjunta dos profissionais e setores da FISMA, na forma de Equipe Multidisciplinar, organizada e especialmente constituída, permitirá a otimização dos recursos, técnicas e estratégias utilizadas em EaD. A singularidade colaborativa de cada membro que compõe a Equipe Multidisciplinar enriquece o sentimento de construção participativa das ações, a apropriação da metodologia e o trabalho comprometido com a qualidade do ensino, da vida e do desenvolvimento das pessoas.

São objetivos gerais da Equipe Multidisciplinar:

  • Planejar as atividades da Equipe Multidisciplinar de EaD da FISMA e acompanhar a oferta dos cursos na modalidade a distância;
  • Dar suportes aos cursos presenciais que ofertam integral ou parcialmente a modalidade a distância, por meio de estratégias avaliativas.

Guia Acadêmico 2019

Clique aqui e acesse o Guia Acadêmico 2019

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO - COM AGENDAMENTO

Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
Manhã 08h às 12h 08h às 12h 08h às 12h 08h às 12h 08h às 12h
Tarde

14h às 18h

14h às 18h 14h às 18h 14h às 18h 14h às 18h

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Responsável: Lais Falcade
E-mail: nead@fisma.com.br