O Câncer é uma das doenças crônicas não transmissíveis que mais mata e mutila pacientes ao redor do mundo. No Brasil, a estimativa é de que 625 mil novos casos da doença, sejam identificados em 2020 – conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O processo de envelhecimento e aumento na expectativa de vida é uma das justificativas para o aumento da incidência, que no ano passado era de 600 mil.

A partir desses dados, a formação em uma área específica para tratar a doença, torna-se muito importante aos profissionais da saúde. Faz-se necessário saber lidar com dados epidemiológicos, prevenção, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos (para casos que não há cura) desta doença tão delicada.

A estimativa ainda prevê que, desses novos casos, 50,3% devem ocorrer em homens e 49,7% em mulheres.  O câncer de pele não melanoma, seguido por mama, próstata, cólon e reto, pulmão e estômago, são os mais comuns.

Qualificação profissional
A FISMA traz para a região central, a especialização em Hematologia, Oncologia e Cuidados Paliativos. A pós-graduação multiprofissional tem objetivo de instrumentalizar a área da saúde a partir do conhecimento técnico e científico sobre os tipos de câncer. Assim como cuidados, qualidade de vida e fatores éticos que envolvem doenças crônicas.

A especialização ocorre em modalidade presencial. Além disso, a FISMA proporciona o diferencial de uma vivência de 20h em espaços de cuidado com pacientes em hemato oncologia e cuidados paliativos, durante o curso.

Com isso, a proposta acadêmica é formar especialistas conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com a Política Nacional de Atenção Oncológica, contemplando também, ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos. Dessa forma, o especialista conhece as políticas públicas, vigilância epidemiológica do câncer, métodos de rastreamento de tumores e mecanismos de formação, metástases, emergências, protocolos, aspectos éticos dos cuidados paliativos, entre outras situações.

Público alvo e requisitos: profissionais da área da saúde, com formação acadêmica concluída em: Enfermagem, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Fonoaudiologia.

Carga horária: Quinzenal – 15 horas

Duração: 24/04/20 a 31/07/21

Inscrições: aqui até 06/04/20

Divulgação selecionados: 14/04/20

Postagens Recentes

Deixe um Comentário