Nesta segunda-feira, 13 de abril, a PsicoClin (Centro de Referência em Processos Clínicos em Psicologia) do CISEPES da FISMA, inaugura o seu serviço de apoio psicológico on-line.

O serviço oferece apoio psicológico amparado na proposta de “Primeiros Cuidados Psicológicos” à toda população de Santa Maria e região, devido aos aspectos emocionais que podem se manifestar a partir da Pandemia Covid-19. Entende-se que os Primeiros Cuidados Psicológicos, de um modo geral, consistem em ações de apoio psíquico e social às pessoas em situações de sofrimento, que visam, segundo a Organização Mundial de Saúde [OMS], oferecer apoio e cuidados práticos não invasivos, tais como: avaliar e ajudar as pessoas a suprir suas necessidades básicas (alimentação, água e informação); escutar as pessoas, sem pressioná-las a falar; confortar as pessoas e ajudá-las a se sentirem calmas; entre outros.

Em reunião de apresentação para a direção geral e coordenações de curso, na última quinta-feira (09), o Coordenador do CISEPES e vice-diretor da FISMA, Marcos Hübner, destacou que trata-se de um serviço de utilidade pública para Santa Maria e um dever da Instituição para com sua comunidade. É um serviço mais focal, com base em método científico (RAPID-PFA (Reflective Listening, Assessment, Prioritization, Intervention and Disposition– Psychological First Aid), que busca intervir na vida psicológica do sujeito sem se configurar em terapia, mas mantendo os princípios éticos profissionais.

Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta, entre 8h e 20h. Os profissionais farão os atendimentos de forma individual e, semanalmente, irão reunir-se em videoconferência para discussão e troca de aprendizados.

Ainda, destaca-se que a iniciativa tem como apoiadores o Núcleo de de Excelência em Gestão e Qualidade (NEGESQ), SLAM, e o curso de graduação em Psicologia da FISMA.

Confira a seguir, algumas informações sobre o serviço oferecido pela PsicoClin:

COMO FUNCIONA

Para ser atendido, a pessoa deve acessar o portal www.fismapsicoclin.com.br. Os atendimentos serão online, realizados por ordem de chamada (via chat) e respondidos por profissionais psicólogos (com registro no CRP e habilitação para atendimento online).

As sessões de apoio serão feitas de acordo com a disponibilidade de atendentes no serviço, que irá funcionar entre 8h e 20h, de segunda a sábado. O acolhimento psicológico a ser oferecido compreende um atendimento breve no formato online, com duração de até 30 minutos. Ao iniciar a conversa, a pessoa deve ter em mãos um documento com foto (RG, CNH, CTPS ou outros) e preferencialmente realize o acesso ao chat pelo seu celular (smartphone).

QUEM PODE PROCURAR

Qualquer pessoa com mais de 18 anos de idade, da comunidade interna e externa da FISMA, observando as orientações do CFP (resoluções nº 11/2018 e 04/2020).

No entanto, destaca-se que este tipo de atendimento não é indicado para todos os casos. Ou seja, os serviços em Psicologia na modalidade online não são indicados às pessoas com transtorno psicótico ou risco de suicídio. Conforme as orientações do CFP (resolução nº 11/2018), o atendimento às pessoas em situação de emergência e violação de direitos deve ser realizado de forma presencial.

A avaliação a esse respeito ficará a cargo da equipe de psicólogos da PsicoClin, de modo que, se o atendimento caracterizar-se como um caso de emergência ou violação de direito, ele deverá ser feito na rede pública ou privada, de forma presencial.

QUANDO PROCURAR

As pessoas podem ser afetadas de formas diferentes quando vivem situações difíceis e, nestes casos, existe uma variedade de reações e sentimentos que podem surgir. Por isso, todos nós precisamos estar atentos às seguintes manifestações: alterações no sono; sobrecarga ou confusão com o que está acontecendo; aflição; angústias existenciais; ansiedade; medo; tristeza; desespero; risco de agressão contra si e/ou contra outros.

SIGILO

O serviço preza pelo sigilo dos dados de identidade das pessoas e das conversas realizadas com a equipe, porém, alertamos que qualquer comunicação feita pela Internet não é considerada totalmente segura.
Quem desejar participar do acolhimento deve estar ciente dos riscos da comunicação via Internet, assim como, se responsabilizar por seus equipamentos tecnológicos e os registros de mensagens que, porventura, venham a ficar em seus dispositivos.

 

Acesse o portal www.fismapsicoclin.com.br e saiba mais!

Postagens Recomendadas
Comentários
pingbacks / trackbacks

Deixe um Comentário