Os cursos de Administração e Tecnologia em Gestão Comercial da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), através do projeto de Pesquisa Tendências de Consumo em Datas Comemorativas – desenvolveram uma consulta de intenções de compras para o NATAL 2019. A pesquisa foi realizada na cidade de Santa Maria no período de 6 de novembro a 6 de dezembro de 2019, em cinco bairros da cidade. As entrevistas foram realizadas com 370 pessoas. A amostra foi baseada em um nível de confiança de 97%.

A pesquisa buscou identificar as intenções de compras do consumidor para presentear no Natal de 2019, mapear as características dos presentes e investigar os fatores que influenciam na escolha dos presentes. Entre os resultados, a pesquisa  mostra que 79,6% das pessoas, com idade entre 18 e 49 anos e que ganham de 1 a 2 salários, pretendem efetuar compras de Natal – percentual que apresenta queda em relação a 2018 (82%). Porém, semelhante ao ano de 2017 (77%).

Seguindo a linha de consumo, os entrevistados indicaram o valor que pretendem investir na aquisição de suas compras. Para 54,4% deles, o ticket médio de compras por item adquirido é de R$ 109 com um aumento de 29,13% em relação ao ano de 2018.

Em Santa Maria, as opções de compras natalinas, são por ordem: vestuário (53,4%), brinquedos (23,5%) e calçados (11,2%). Nestes itens, houve um acréscimo de intenção em relação a preferência por vestuário (39,01% em 2018) e Brinquedos (19,31% em 2018), sendo que a terceira passa a ser por calçados, substituindo os perfumes em 2018.

Neste ano, o pagamento à vista será o meio mais utilizado pela maioria dos entrevistados (54,7%), seja em dinheiro (58%) ou no cartão de débito (39,2%), índice semelhante a 2018 que foi de 54,04%. Os que vão se utilizar de alguma modalidade de crédito somam 45,3% dos compradores, sendo que o cartão de crédito parcelado lidera, com 74,6%% de menções, seguido do crediário da loja com 13,7%.

Por fim, a pesquisa diversificou e buscou identificar, quais os itens que não poderão faltar nas festas de final de ano em 2019. O Tradicional churrasco, preferência do povo gaúcho, destacou-se com 41,7%, seguido de espumantes com 24,9% das opções.

 

O grupo de pesquisa é composto por alunos dos cursos de Administração e Gestão Comercial da FISMA, orientados pelo professor Herton Goerch.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário