A FISMA lança o Programa Reiniciar, com objetivo de proporcionar aos acadêmicos que não finalizaram os seus cursos de graduação, as condições necessárias para reiniciar e concluir a sua formação em nossa Instituição.

O Programa Reiniciar foca em entender junto aos alunos dos cursos de Administração, Enfermagem e Psicologia, evadidos entre os anos de 2015 e 2021, as causas desta evasão, a fim de reduzi-las. Assim, por meio de um levantamento a ser realizado com esses alunos, serão promovidas ações de melhorias na Instituição, ações realizadas junto aos acadêmicos para melhor compreensão e amenizar possíveis causas determinantes da evasão.

Muito além do número de alunos, os resultados do Programa Reiniciar buscam evitar perdas sociais e proporcionar o desenvolvimento de um ensino com ainda mais qualidade, alinhado às demandas do mercado. Esse fator leva à geração de trabalho, renda, cidadania e dignidade a todos.

Conheça mais sobre o Programa Reiniciar

De acordo com o Ministério da Educação, no Brasil, a evasão escolar é a saída definitiva de um curso sem a sua conclusão. Logo, a fim de gerir melhor este processo, a FISMA entende que é necessário uma atenção por meio de suas práticas de gestão e atuação – como aquelas que são propostas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Político Pedagógico (PPP). Assim como também, uma melhor compreensão da identidade do estudante. Dessa forma, é possível acolhê-lo, para reconduzi-lo à prática de formação superior.

Nesse contexto, as bases do Programa Reiniciar proposto pela FISMA, estruturam-se na melhor compreensão do contexto do aluno, bem como nos movimentos que a Instituição deve fazer para acolher o reinício deste acadêmico.

Diante disso, destacam-se as etapas do plano de ação do Programa Reiniciar:

  1. Proceder o levantamento dos acadêmicos que evadiram dos cursos de graduação da FISMA a partir de 2015;
  2. Diagnosticar, por meio de entrevistas presenciais, os fatores e/ou causas determinantes da evasão;
  3. Apurar o interesse e quais as condições facilitadoras, para que o acadêmico reinicie a sua formação profissional em nível superior,
  4. Melhor compreender situações de inadimplência do acadêmico para com a IES, sendo esta questão determinante para o seu reingresso no curso.

Para mais informações, contate o Serviço de Atendimento ao Estudante (SAE), nos contatos: (55) 30259725, ou pelo WhatsApp (55) 9133-7409.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário