Apresentação

Todos os anos a Faculdade Integrada de Santa Maria-FISMA insere no mercado de trabalho inúmeros profissionais, nas três áreas do conhecimento humano (Administração, Enfermagem e Psicologia).

Nesta seara, é de vital importância para nós acompanharmos o crescimento pessoal de nossos alunos e, consequentemente, o sucesso na vida e a sua realização no mercado de trabalho.

É com esse objetivo que viemos até você para convidá-lo a entrar em contato com a Instituição e participar do Programa de Acompanhamento de Egressos da FISMA. Por meio dele, você poderá ter acesso à Ouvidoria, participar de “Relatos de Vivências e Experiências”, da realização de apresentações dos melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), também, de cursos de pós-graduação, oficinas, ações sociais, das Semanas Acadêmicas Integradas, de palestras, congressos, seminários, workshops e demais encontros. Além disso, poderá participar de atividades propostas nas áreas do Ensino, Pesquisa e Extensão, visando acompanhar o seu crescimento pessoal e profissional. Para isso, basta cadastrar-se em nosso banco de dados.

Por fim, saiba que sua reconhecida trajetória pela FISMA e sua experiência certamente trarão a esta Instituição e, principalmente, aos novos alunos momentos marcantes de relevante aprendizado.

Venha integrar e fazer parte desse grupo e saiba: “Você é uma importante fonte de informação sobre a qualidade do serviço prestado pela Instituição de Ensino Superior que o formou”.

Agradecemos desde já sua valiosa colaboração e aguardamos o seu contato.

Obrigado!

Depoimentos

  • “Sou Luiane Faria da Rosa, psicóloga formada pela Faculdade Integrada De Santa Maria (FISMA), no ano de 2015. Durante o meu estágio específico, fui convidada para ficar trabalhando na empresa como Psicóloga Organizacional, porém optei por trabalhar na cidade em que resido. Abri meu Consultório Clínico e minha Consultoria Organizacional, atualmente presto serviços a empresas de cinco municípios diferentes. Estou cursando Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho, MBA em Identidade Empresarial e Aperfeiçoamento em Psicologia Cognitivo Comportamental.”

    Luiane Faria Psicóloga Clínica e Organizacional - CRP 07/24625
  • "O curso de Psicologia da FISMA me proporcionou uma rápida inserção no mercado de trabalho. A estrutura curricular, com ênfase nas áreas da saúde, jurídica e organizacional, são, em minha opinião, o diferencial da instituição. Hoje, cursando uma pós-graduação e convivendo com alunos formados em outras faculdades, percebo claramente como esta questão influencia positivamente a vida profissional dos egressos. Outro ponto que considero bastante importante é a diversidade de abordagens teóricas que a FISMA trabalha, não se detendo apenas àquelas tradicionalmente trabalhadas em clínica. Enfim, sou imensamente grata à instituição, que me possibilitou o convívio com excelentes professores e sempre foi aberta ao diálogo com seus acadêmicos."

    Daiane Granada Martins Analista de Recrutamento e Seleção da CVI Coca-Cola. - CRP07/23466
  • "Venho, por meio deste, agradecer e elogiar a equipe da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA) pela excelente condução de todo o processo de ensino durante a minha graduação em Psicologia nesta instituição. Seus professores sempre reportando aos alunos o conhecimento de maneira clara e de forma incentivadora, demonstrando muita ética e profissionalismo, além de evidenciar as responsabilidades sociais que a Psicologia ocupa na sociedade. Da mesma forma, ressalto o atendimento com excelência dos funcionários e organização de suas seções administrativas, bem como o caráter humanitário desta organização, sempre inovando suas práticas para intervenção e atendimento à sociedade. Parabéns à Equipe pelo compromisso e empenho. O que mais me chamou a atenção, além dos conhecimentos técnicos transmitidos, foi a possibilidade de uma formação completa e com múltiplas áreas de conhecimento da Psicologia, no âmbito da saúde, organizacional e jurídica, as quais foram abordadas tanto teoricamente quanto com práticas de estágio e projetos de extensão. Reforço minha admiração, dizendo que estou plenamente satisfeita com as possibilidades que esta faculdade me proporcionou. Meus estágios foram muito bem orientados e norteadores para minha prática profissional. Obrigada e muito sucesso!!..Agora aguardo somente a Pós-Graduação em Psicologia Jurídica, área que escolhi para minha atuação e, tenho certeza, também, é tão excelente quanto a graduação."

    Dirlene Sauzem Machado Psicóloga
  • Iniciei o Curso de Administração no segundo semestre de 2009. Na época, trabalhava no Primeiro Tabelionato de Santa Maria. Quando passei para o 7° semestre, comecei um estágio no Sicredi - onde estou atualmente- e, depois de 5 meses fui efetivada. No dia 31/01/2013, aconteceu a tão sonhada colação de grau. Aprendi muito no curso, conheci pessoas especiais como colegas, professores e amigos que vou levar para sempre. Nossa turma sempre foi muito unida e ainda mantemos contatos, muitas festas, junções, muitas saudades de todos que fizeram parte dessa turma!" Administrar é muito mais do que exercer controle sobre um grupo de pessoas: é ensinar, ajudar, compreender, delegar tarefas... Muito mais do que uma ciência, a Administração é uma arte, onde exercer a atividade com sucesso é uma verdadeira obra-prima."

    Sabrina Gehrcke dos Santos Administradora
  • "Conclui minha graduação na Faculdade Integrada de Santa Maria - FISMA no ano de 2012, na qual fui incentivada e tive diversas oportunidades de participar de atividades acadêmicas (trabalhos, seminários, artigos, ministrar palestras). Essas atividades contribuíram significativamente para meu conhecimento e propiciaram o enriquecimento do meu currículo lattes. No final da graduação, em 2012, participei da seleção de Mestrado em Psicologia da UFSM e ao ser selecionada ingressei na turma do ano de 2013. Conclui o mestrado em abril de 2015. No ano de 2014 (durante o mestrado), iniciei uma especialização em Gestão de Organização em Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria cuja conclusão está prevista para dezembro de 2015. Fui aprovada em 10º lugar no concurso da FASE em Uruguaiana e em segundo lugar no processo seletivo para psicólogo na prefeitura de Itaara. Atualmente faço parte do grupo de pesquisa Avaliação e Intervenções no Desenvolvimento Humano (UFSM/CNPq), sou tutora do curso Escola que Protege – SEPERUA (UFRGS), realizo atendimento no consultório particular e sou docente da Faculdade Integrada de Santa Maria – FISMA."

    Katia Simone da Silva Silveira Psicóloga
  • "Iniciei o curso de Enfermagem na FISMA em 2010. Neste período, pude conciliar trabalho com estudo em turnos alternados e, por isso, obtive um melhor aproveitamento acadêmico. Não foi fácil, muitas dificuldades foram superadas com auxílio da direção e de professores da instituição. Posso dizer que os acadêmicos da FISMA têm a sua disposição os melhores locais para as suas atividades práticas. Em 2014, após formada, fui convidada para supervisionar alunos desta Academia. Isso para mim é um orgulho, pois não foi em vão minha trajetória na FISMA."

    Janete Carvalho Enfermagem
  • "Gostaria de dizer que estou muito feliz e tenho orgulho de ter estudado na FISMA! Tão bom ter acompanhado o progresso da Instituição durante cinco anos, fundamentais para meu desenvolvimento profissional e, sem sombra de dúvida, pessoal. Pude contar com profissionais éticos, comprometidos e 'donos' de grande humanidade e companheirismo. Obrigada!"

    Ionara Lohmann
  • "Durante o período em que cursei a faculdade procurei aproveitar as aulas teóricas com as práticas oferecidas no currículo. não pude fazer estágios extracurriculares, pois trabalhava mas nos estágios procurava aprender com a prática o máximo possível e hoje em atuação muitas vezes me lembro das práticas na faculdade e hoje consigo ter uma visão mais ampla das teorias. Logo que me formei, iniciei uma especialização em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Família,pois já na faculdade havia maior preferência de minha parte pela saúde pública desde o sexto semestre. Comecei a fazer vários concursos na região, até que fui aprovada e bem colocada (11º) em um concurso na cidade de Cachoeira do Sul, o qual sou lotada na secretaria municipal de saúde e exerço o cargo de enfermeira numa unidade básica de saúde, trabalhando muito com a prevenção de doenças e na promoção da saúde.

    A FISMA me formou como uma profissional completa, mas é claro que continuo em permanente capacitação com os cursos e palestras oferecidas pela coordenadoria de saúde e pelo município, aprimorando diversas outras competências, que foram vistas durante a faculdade e hoje fazem parte da minha prática profissional mais aprofundada. Já possuo três anos e meio em atuação no município e posso me denominar uma apaixonada pela saúde pública, mesmo diante de todas as dificuldades do dia-a-dia. Espero ter contribuído de alguma forma com este depoimento incentivando os alunos que estão em formação para que acreditem sempre e busquem um trabalho que lhes traga satisfação, pois só assim, mesmo com adversidades é possível ter prazer em trabalhar. Agradeço aos professores que contribuíram para a minha formação, eles podem ter certeza que até hoje se fazem presente tanto com palavras de incentivo , como no exemplo como profissionais.

    Obrigada."

    Mariana Bortolazzo Machado Enfermeira
  • "A enfermagem sempre foi um sonho pra mim... Já trabalhava como técnica em enfermagem (formada pela FASCLA) na Clínica Renal quando resolvi ingressar na graduação. Foram anos difíceis. Deixava em casa uma filha de 3 anos para realizar meu sonho....por vezes ela até ia à aula junto... Esperava quando ela dormisse para estudar, escrever, fazer trabalhos... Longas madrugadas... E as 5h30...de pé... Trabalho de manhã.... à tarde, aula...e assim seguia!!! Durante a graduação, aprovei no concurso do HUSM. Lá fui eu, funcionária pública lotada na CTI Neo...mas nem por isso desisti (para meu pai poderia até parar de estudar, já estava "garantida" rsrsrs). Mas...Para mim, sempre foi prazeroso estudar enfermagem, pesquisas, palestras, projetos e até monitoria. Amava aquilo tudo, muitos me chamavam de "louca"... rsrsrs... Sonhava em ser " prof", mas, mudamos com o círculo da vida... Me formei... Ganhei meu segundo bebê de presente de formatura...Muitas dúvidas... Seguir no HUSM como técnica pelo RJU, assumir Ebserh, seguir estudando...Virei empresária...rsrsrs... Comprei uma clínica da vacinas (algo nunca imaginado), ali me dediquei, nunca abandonando o HUSM, claro...Hoje faço pós em UTI e penso..se tivesse que fazer tudo novamente faria...sem pensar...Minha graduação é meu orgulho. Levo o nome da FISMA com muito orgulho, mesmo tendo passado por toda transição de direção sempre pude contar com o apoio de todos desde coordenação até direção. Sou suspeita de falar, mas trago grande orgulho de minha formação."

    Ana Cristina Gularte Enfermagem
  • "Meu nome é Marcos Simon, sou enfermeiro formado pela FISMA no ano de 2011. Tudo começou no ano de 2007, quando iniciei o curso de graduação de Enfermagem nesta instituição. No decorrer do curso, tive a oportunidade de realizar práticas nos mais variados campos, passando por todos os âmbitos onde o profissional enfermeiro exerce suas atividades. Além disso, tive a oportunidade de realizar práticas extracurriculares sempre supervisionado por uma equipe de profissionais altamente qualificados e com muita experiência na área. Sempre fui muito bem acolhido pelos funcionários, professores e direção. Hoje, já formado, estou atuando na FISMA, onde posso acompanhar o pleno desenvolvimento da instituição e, a cada dia que passa, os acadêmicos se destacam em campos de práticas e estágios. Em muitos casos, nesses locais, os graduandos são convidados para retornar para realização de novas atividades. Estudei aqui, formei-me aqui e realizo minhas atividades profissionais aqui, acredito na FISMA. Só tenho a agradecer à instituição por todas as oportunidades oferecidas e por todo comprometimento com o ensino e formação de novos profissionais."

    Marcos Simon Enfermagem

Deixe um Comentário