O curso de Administração e Tecnologia em Gestão Comercial da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), através do projeto de Pesquisa – Tendências de Consumo em datas comemorativas – desenvolveram uma consulta de intenções de compras para analisar as intenções de compras para o NATAL 2020. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Santa Maria, RS, no período de 23 de novembro a 09 de Dezembro de 2020, através da plataforma Google Forms.

Foram analisadas 166 respostas, conforme a amostra aplicada. A pesquisa procurou identificar a intenção de compras para o NATAL 2020, bem como quais os itens mais procurados, mapeando as características dos presentes.

 

PERFIL DOS ENTREVISTADOS

Do público respondente, 64,5% dos participantes são do sexo feminino, com a faixa etária entre 18 e 41 anos (77,7%), com renda variando de 01 a 05 salários-mínimos, (82,5%).

INTENÇÃO DE COMPRA

Ainda que 2020 tenha sido um ano cheio de problemas e desafios trazidos pela pandemia, os brasileiros ainda parecem conservar o espírito natalino, presentear amigos e familiares no Natal também está nos planos dos brasileiros. Embora algumas pesquisas apresentem resultados pouco animadores, como por exemplo, a pesquisa realizada pela Fecomércio, RS, onde os resultados mostram que os gastos com o Natal serão inferiores ao ano de 2019. Contudo, apesar das dificuldades desse ano, a pesquisa mostrou que 47,6% dos santa-marienses pretende fazer compras de Natal, na cidade de Santa Maria, RS. O percentual de 47,6% dos que pretendem comprar, aliados aos indecisos (39,2%), pode elevar esta intenção para cerca de 80%, indicação semelhante ao ano de 2019 (que foi de aproximadamente 79%).

Seguindo a linha de consumo, os entrevistados indicaram o valor que pretendem investir na aquisição de suas compras. Para 75,9% dos respondentes o valor do ticket sofrerá uma redução em relação ao ano de 2019, ficando em R$ 80,70 por item (em 2019 o ticket médio era de R$ 109,50). Essa redução de 23,01% mostra que os consumidores estão mais cautelosos devido às incertezas no cenário político e na economia, além das consequências da pandemia.

Ainda, de acordo com os respondentes, em Santa Maria, as opções de preferência de compras são: vestuário (46,4%), brinquedos (16,3%), perfumaria (6,00%). Nestes itens, houve um declínio de intenção em relação a preferência por vestuários (53,4% em 2019) e brinquedos (23,5% em 2019), sendo que a terceira opção passou a ser por perfumaria, substituindo os “calçados” em 2019.

 

FORMAS DE PAGAMENTO

Em 2020, o pagamento à vista será o meio mais utilizado pela maioria dos respondentes (60,2%), seja em dinheiro (39,2%) ou no cartão de débito (37,3%). Em 2019, 54,7% dos respondentes afirmaram que iriam pagar à vista suas compras. Entre as modalidades disponíveis de crédito, 80% dos respondentes afirmaram que farão o pagamento com uso do cartão de crédito, e 12% farão no crediário da própria loja.

Itens de preferência nas festas

A pesquisa buscou identificar entre os entrevistados, quais os itens que não poderão faltar nas festas de final de ano em 2020. O tradicional churrasco, preferência do povo gaúcho, destacou-se com 41%, mesmo resultado de 2019, seguido da lentilha com 16,3% das opções.

Postagens Recomendadas
Comentários
pingbacks / trackbacks

Deixe um Comentário