NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão se tornando parte integrante do processo de construção de conhecimento no Ensino Superior. Pensando nisso, o Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da FISMA tem por objetivo fomentar, investigar e implantar o uso dessas tecnologias para o planejamento e execução de atividades de colaboração e aprendizagem.
O NEAD oferece suporte a infraestrutura organizacional do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, bem como de outras tecnologias implantadas de forma a apoiar a aprendizagem presencial, prestando atendimento a Direção, Coordenações, Professores e Alunos.

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE

O Moodle é uma plataforma de aprendizagem a distância baseada em software livre. Esta plataforma é desenvolvida continuamente por programadores em todo o mundo, podendo ser definida também como um sistema de gestão do ensino e aprendizagem, ou seja, é um aplicativo desenvolvido para ajudar os Professores a criar cursos on-line, ou dar suporte on-line a cursos presenciais, com diversos recursos disponíveis.

O Moodle possui muitos objetos de aprendizagem que apoiam o compartilhamento e construção colaborativa de informações entre Alunos e Professores, assim como dispõe de um grande número de recursos que flexibilizam a implantação de diversas filosofias de avaliação.

Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
Manhã 8h às 12h – Unidade 1 8h às 12h – Sede
Tarde

14:00h às 18h – Sede

14:00h às 18h – Sede 14:00h às 18h – Sede

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Responsável: Lais Falcade
E-mail: lais.falcade@fisma.com.br

Telefone: (55) 3025-9725 Ramal: 224

Apresentação Moodle

O Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que oferece aos professores a possibilidade de criar e conduzir cursos a distância, por meio de atividades (exigem ação do aluno, como, por exemplo, responder, discutir, entre outros) ou recursos (materiais para consulta e estudo) organizadas a partir de um plano de ensino.

A plataforma Moodle é um “Ambiente Colaborativo de Aprendizagem”, cujo conceito evoca o lugar onde a aprendizagem ocorre. A grande vantagem do Moodle sobre os demais sistemas construtores de ambientes virtuais é sua fundamentação na prática de uma aprendizagem social construtivista, sem contar que está disponível em 34 idiomas.

Acesso às páginas de Moodle da FISMA