Acadêmicos e professores dos cursos de Administração e Tecnologia em Gestão Comercial da FISMA desenvolveram uma pesquisa sobre a intenção de compras para o Dia das Mães, no período de 02 a 29 de abril em Santa Maria. Por meio do projeto Produtividade e Qualidade com a pesquisa Tendências de Consumo em Datas Comemorativas sob a coordenação do professor Herton Goerch, foi avaliado que, os consumidores pretendem gastar em média R$76,66 por presente, somando investimento de 6,17% a mais do que no período do ano passado.

Foram ouvidas 394 pessoas em seis locais diferentes da cidade. Quando perguntados sobre a intenção de presentear na data, os entrevistados responderam SIM com 84,25% e NÃO com 15,48%. O valor pretendido de gasto varia entre R$50,00 a R$200,00.

Com relação a preferência de produtos para o Dia das Mães, os consumidores preferem itens de vestuário (39,77%) e perfumaria (16,37%). O item calçados aparece em terceiro lugar na pesquisa (14,91%).

Perfil dos consumidores

Com relação ao perfil do consumidor para o Dia das Mães deste ano, os dados mostram que a intenção de compras é majoritariamente de mulheres. Elas somam 53,55% dos entrevistados, em uma faixa etária de 18 a 33 anos.

Aumento na Intenção de compra

Conforme os dados apurados na pesquisa, o aumento decorre de uma melhor situação financeira em relação ao ano passado. Para 34,77% das pessoas ouvidas, houve uma melhora, enquanto que para 55,08% permaneceu igual e para 10,15% piorou. Houve um acréscimo de 4% na opinião dos que disseram que a situação melhorou.

Preferência de produto

 

Preferência de produto %
Vestuário 39,77%
Perfumes e Cosméticos 16,37%
Calçados 14,98%
Outros 28,88%

 

Local de compra

Ao se tratar do local de compra dos produtos, o comércio formal do Centro da cidade será a opção da maioria dos pesquisados (48,16%), seguido pelos Shoppings (25,78%).

 

Local de compra %
Comércio Formal – Centro 48,16%
Shopping 25,78%
Outros locais 26,06%

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário