Apresentação

A Faculdade Integrada de Santa Maria – FISMA, com sede na cidade de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, é um estabelecimento particular de ensino superior, com sede na Rua José do Patrocínio nº 26, no Município de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul.

A Educação a Distância (EaD) será implantada na FISMA com respeito às bases legais estabelecidas pelo Ministério da Educação, buscando satisfazer às necessidades de formação e qualificação profissional exigidas pelo mundo contemporâneo e contribuindo para o aumento das possibilidades de acesso à educação.

Para a plena aplicação da metodologia de educação a distância (EaD) em seus cursos de graduação e pós-graduação, de forma eficiente e eficaz, a FISMA considerará e utilizará, entre outros elementos, os processos de ensino e aprendizagem mediados por tecnologia, metodologias e recursos educacionais para a educação na modalidade a distância.

No momento, a FISMA encontra-se na fase de credenciamentos da IES, etapa prevista para meados do mês de novembro de 2019. Assim, a FISMA se propõe a disponibilizar à Santa Maria e demais municípios da região central do Rio Grande do Sul, Educação a Distância através de uma nova proposta, centrada na atenção direta ao aluno e na qualidade dos seus Cursos. Isso incluirá um tratamento personalizado ao aluno, que terá no Polo uma gama de serviços de apoio, além das orientações pedagógicas dos tutores e professores. Trazendo, com certeza, ainda mais a qualificação de pessoas para atuarem eficientemente nas ações de desenvolvimento econômico, social e cultural e na melhoria dos Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Estado.

Cursos Previstos

Em fase de reconhecimento estão os Cursos de Administração e Pedagogia (Licenciatura), estão previstos outros para os próximos anos.

NEAD

O Núcleo de Educação à Distância é o órgão de assessoramento e execução de políticas e objetivos educacionais do ensino à distância da Instituição, diretamente vinculado a Diretoria Acadêmica.

O NEAD é constituído por uma Coordenação Geral e por uma equipe multidisciplinar.  A Equipe Multidisciplinar é composta por: programador visual, suporte em tecnologia da informação, desenvolvedor de web, coordenador editorial, suporte psicopedagógico e acessibilidade, assessoria na produção de conteúdos e revisor de linguagem.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

A concepção, produção e disseminação de tecnologias, metodologias e recursos educacionais para utilização na EaD é desafio permanente das instituições de ensino superior. Em face da complexidade desta tarefa, a FISMA observou as tendências atuais e as manifestações dos especialistas em EaD, que indicam que esse trabalho somente é possível se conduzido por um grupo heterogêneo de profissionais e atores do processo de ensino. Esse grupo heterogêneo denomina-se Equipe Multidisciplinar.

Ou seja, a atuação conjunta dos profissionais e setores da FISMA, na forma de Equipe Multidisciplinar, organizada e especialmente constituída, permitirá a otimização dos recursos, técnicas e estratégias utilizadas em EaD. A singularidade colaborativa de cada membro que compõe a Equipe Multidisciplinar enriquece o sentimento de construção participativa das ações, a apropriação da metodologia e o trabalho comprometido com a qualidade do ensino, da vida e do desenvolvimento das pessoas.

São objetivos gerais da Equipe Multidisciplinar:

  • Planejar as atividades da Equipe Multidisciplinar de EaD da FISMA e acompanhar a oferta dos cursos na modalidade a distância;
  • Dar suportes aos cursos presenciais que ofertam integral ou parcialmente a modalidade a distância, por meio de estratégias avaliativas.

Guia Acadêmico 2019

Clique aqui e acesse o Guia Acadêmico 2019