Após uma semana de seu lançamento oficial à comunidade, o CRPC FISMA apresenta aos santa-marienses, a pesquisa de Intenção e Tendência de compra para o Natal 2021. Para o lançamento da mesma, houve um encontro entre lideranças comerciais da cidade e imprensa, na manhã do dia 17 de dezembro, na sala 512 da Unidade I da FISMA.
Na oportunidade, ocorreu um diálogo onde foi possível analisar e debater o cenário varejista e econômico atual, assim como, perspectivas para o ano de 2022. Participaram deste momento, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marcio Rabelo e o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Sindilojas), Ademir da Costa ao lado do coordenador do CRPC, Herto Goerch e do Diretor de Inovação e Desenvolvimento da FISMA, Marcos Hübner.

Pesquisa

As entrevistas foram realizadas em vários bairros da cidade, com abordagem presencial, onde foram verificados, através de respostas espontâneas, quais produtos deverão ser mais consumidos pela população. Evidenciou-se também as pretensões de gastos e as formas de pagamento, além de analisar a situação financeira atual em relação ao ano anterior e também a perspectiva para o ano de 2022.

A pesquisa tem um nível de confiança de 95% e margem de erro de 6%.

Perfil do Consumidor

Nesta etapa da pesquisa procuramos identificar o perfil do consumidor, para posteriormente efetuar o cruzamento dos dados com a real intenção de compras para o Natal 2021.

A amostra apresentou um resultado bastante correlato em sua composição, sendo 51% do sexo feminino e 49% do sexo masculino, com idade média de 41 anos e renda familiar de um a quatro salários mínimos, com um indicador de 82,1% nesta faixa salarial, o que pressupõe uma renda média de R$ 2.295,36. Na comparação em relação a situação financeira, para a mesma época no ano anterior, a pesquisa demonstra que para uma grande parcela, mais da metade, 50,7%, a situação piorou, enquanto que para 32,1%, a situação permaneceu inalterada.

Intenção de Compra

A pesquisa realizada pelo CRPC, indica que o nível de otimismo também se reflete na comunidade santa-mariense, onde 86% indicaram que pretendem efetuar compras para o Natal 2021.

O CRPC não possui um indicador de comparação para o ano de 2020 na cidade de Santa Maria, mas buscou uma referência no ano de 2019, quando no mesmo período, pesquisas indicavam um índice de 79,6% para a intenção de comprar. Este índice é 6,4% menor aos resultados de 2021. Nesta mesma linha de otimismo, para 74,8% dos entrevistados, o valor do ticket para cada item é de R$ 108,79.

Mais informações em www.lojacrpc.com.br
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