Você conhece os cursos de graduação que estão com vagas abertas no Vestibular da FISMA? Conheça aqui um pouco mais de cada um deles.

  • Administração

O curso de Administração da FISMA tem foco em uma formação diferenciada e inovadora aos alunos. Utiliza diferentes recursos tecnológicos e atividades de interação para orientar os alunos para atividades práticas que preparam para decisões a serem tomadas como gestores nas organizações. Dentre as atividades principais que o aluno participa com a orientação de professores da FISMA, são elencados:

Aluna da disciplina de Gestão da Qualidade jogando on-line, no tabuleiro virtual desenvolvido pelo professor Leandro Dorneles.

  • Uso de recursos tecnológicos e de softwares/ferramentas de gestão;
  • atividades que incentivam o aluno para realizar diagnóstico e após desenvolver sugestões de mudanças organizacionais, durante as disciplinas do curso e no Estágio Obrigatório Supervisionado;
  • atividades de Iniciação à Pesquisa e incentivo na participação em eventos científicos;
  • atividades de Extensão junto às organizações sem fins lucrativos e comunidade de Santa Maria e região;
  • atividades de visitação às organizações de diversas cidades do estado do Rio Grande do Sul;
  • atividades de simulação na tomada de decisão em ambientes competitivos;
  • atividades de orientação para planejamento de carreira;
  • atividades vinculadas à organização de eventos, como Dia do Administrador, Semana Acadêmica Integrada e Simpósio da Administração, eventos realizados anualmente pelo corpo docente e discente do curso, com intuito de promover à comunidade acadêmica interessada um momento de reflexão e discussão acerca dos principais temas voltados a gestão;
  • incentivo ao aluno para atuação em órgãos de representação estudantil na Instituição e Diretório Acadêmico.

Visitas técnicas realizadas junto a grandes empresas no RS são uma constante no curso.

O aluno formado na FISMA deve desenvolver competências ao longo do curso para ser capaz de atuar no ambiente profissional. Este perfil de aluno formado (chamado egresso) deve incluir competências de:

I – Liderança
II – Ética e responsabilidade social
III – Comunicação
IV – Domínio do processo gerencial
V – Empreendedorismo
VI – Aprendizado e inovação
VII – Qualidade e melhoria contínua
VIII – Tomada de decisões em ambientes complexos
IX – Pensamento sistêmico e estratégico
X – Geração de valor para todas as partes interessadas
XI – Foco em resultados

O perfil do Administrador formado na FISMA leva em conta as exigências do mercado para o profissional atuar de forma eficiente e eficaz nas organizações modernas.

O Curso de Administração possui 50 disciplinas distribuídas em 8 semestres. Em quatro anos de curso, o aluno deverá concluir uma carga horária total de 3042 horas entre disciplinas obrigatórias, disciplinas eletivas (ACE) e atividades complementares (AC).

  • As disciplinas obrigatórias e eletivas do curso desenvolvem o conhecimento e habilidades necessárias para que o aluno tenha uma visão ampla das áreas de Administração relacionadas às decisões de um gestor. Dominar estes conteúdos vai auxiliar na atuação no mercado de trabalho.
  • As atividades complementares, como diz o nome, devem ser um complemento ao conhecimento e experiência vivida em sala de aula. São atividades externas à sala de aula que vão gerar maior conhecimento, autonomia, experiência, contato com a realidade da Administração das organizações.

 

  • Enfermagem

O Curso de Graduação da FISMA dedica-se a formação de enfermeiros generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, com postura ética, proativa e empreendedora, respeitando e valorizando o sujeito e a coletividade na sua singularidade com competência para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde com autonomia, responsabilidade social e ambiental, com ênfase no perfil epidemiológico nacional e loco regional, fundamentado nos princípios do Sistema Único de Saúde. O curso apresenta uma matriz curricular com 10 semestres, e o corpo docente das disciplinas da área básica e profissionalizante do Curso é formado por profissionais com titulação de Mestre e/ou Doutor na área da saúde e afins. Além, de enfermeiros supervisores, que atuam nos cenários de prática com experiência na área.

O uso de tecnologias no Laboratório de Enfermagem permite ao estudante desenvolver competências técnicas e comportamentais na sua formação.

Para esse profissional, há inúmeras possibilidades de trabalho na área da saúde e do cuidado humano. Entre estas, destacam-se as Unidades Básicas de Saúde, Estratégias de Saúde da Família, instituições hospitalares e ambulatoriais, centros de reabilitação, serviços de atendimento domiciliar, creches, escolas, instituições de longa permanência para idosos, instituições de ensino e pesquisa, indústrias, empresas, entre outros.

Em função da necessidade individual de cada aluno, a FISMA oferece a alternativa do curso ser no turno da manhã, com atividades práticas e estágios à tarde; ou no período noturno, com atividades práticas e estágios pela manhã. A partir do primeiro semestre, os alunos experienciam atividades e vivências em serviços de saúde, com a supervisão de professores do Curso. A infraestrutura da Instituição inclui Laboratório de Anatomia e Fisiologia Humana, Laboratório de Enfermagem (clique aqui e conheça um pouco mais do laboratório), Clínica integrada de Psicologia e Enfermagem com atendimento à comunidade, nos quais os alunos exercitam suas habilidades, acompanhados por um enfermeiro supervisor e/ou professor da disciplina.

Os estágios estão presentes desde o início do curso, que aproximam os alunos do mundo do trabalho.

A FISMA dispõe de convênios para estágios em outras instituições de saúde nos últimos semestres do curso, conforme o interesse do aluno. A proposta pedagógica disponibiliza constantemente oportunidades para o crescimento pessoal e acadêmico dos alunos. Para isso, contamos com:

  • Núcleo de Práticas e Estágios FISMA, o qual oferece a possibilidade de entrada no mercado de trabalho.
  • Participação em projetos de iniciação científica e extensão.
  • Monitorias acadêmicas em disciplinas ao longo do curso.
  • Atividades de extensão e ações comunitárias oferecendo uma série de eventos e cursos que podem ser validadas como atividades complementares.
  • Clínica Integrada de atendimento de Psicologia e Enfermagem para comunidade, localizada no Prédio Wilson Aita.

 

  • Psicologia

O curso de Psicologia da FISMA, localiza-se na Unidade I da FISMA (5º andar da Policlínica Wilson Aita)  e tem nota máxima, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), sendo um curso de excelência. Ainda, o curso de Psicologia tem uma preocupação em oferecer disciplinas que contemplem uma formação diversificada, preocupando-se em proporcionar ao acadêmico conhecimentos a partir de várias perspectivas teóricas como a Cognitivo-Comportamental, a Psicanálise, a Psicologia Humanista e Sistêmica, na busca constante de diálogo entre elas. Esta realidade propicia aos discentes uma base epistemológica ampla para as práticas nos estágios tanto básicos como os específicos. Os estágios iniciam no quarto semestre e estendem-se até o final do curso, contemplando Estágio Básico Supervisionado I, II e III, Estágio em Clínica I e II e Estágio em Ênfase I e II.

Métodos ativos de aprendizagem, utilizados durante todo o curso, transformam o aluno em protagonista da sua formação.

Na prática dos estágios, conciliam-se as esferas epistemológicas, científicas e éticas, havendo o cuidado em desenvolver uma práxis que dê conta das demandas atuais da sociedade. Dessa maneira, possibilita-se um sólido conhecimento teórico e as formas de sua aplicação prática, associadas à crítica e à busca de resultados efetivos para as necessidades de diferentes naturezas. A partir deste contexto, o Curso de Psicologia da FISMA busca desenvolver junto ao seu corpo discente uma reflexão crítica da realidade, bem como, fomentar inovação à Psicologia enquanto ciência e profissão, formando cidadãos éticos e comprometidos com a transformação social e preparados para o mundo do trabalho.

Sendo assim, salienta-se que a contínua revisão curricular se faz necessária, assim como a busca constante em qualificar o corpo docente para o uso de novas tecnologias, aproximando a realidade social e profissional da sala de aula. Portanto, o curso oferece aos acadêmicos uma constante relação entre a teoria e a prática.

A proposta pedagógica do curso oferece uma matriz curricular com 10 semestres de formação, e pretende que como profissional, o egresso do Curso de Psicologia da FISMA seja capaz de atuar em diferentes contextos, com base no domínio dos fenômenos e processos psicológicos, nos preceitos epistemológicos, éticos, técnicos, científicos e com responsabilidade social. Além disso, procura-se formar profissionais habilitados a trabalhar em equipe e em espaços multiprofissionais, com práticas alinhadas às necessidades sociais e aos direitos humanos, buscando uma formação continuada, de modo a atender às demandas de um mundo em constante transformação.

O curso oferece uma estrutura única para o aprendizado dos alunos.

Desta forma, a graduação em Psicologia proporciona formação profissional generalista, de acordo com as diretrizes curriculares, sem, contudo, deixar de oferecer ao futuro psicólogo a escolha de uma área de ênfase, dado a necessidade de uma formação voltada ao mundo do trabalho que possibilite maior ampliação do campo profissional. Assim, o curso possui as seguintes ênfases: Ênfase em Psicologia da Saúde, Ênfase em Psicologia Jurídica e Ênfase em Psicologia e Processos de Gestão.

 

Ressalta-se que, para todos os cursos de graduação, a FISMA oferece diversas oportunidades de bolsas e financiamentos que possibilitam melhor assistência ao nosso estudante. Acesse aqui o portal do setor de Serviço de Atendimento ao Estudante (SAE), e saiba mais.

 


Colação de grau: o momento aguardado por todos, que simboliza a realização de novos sonhos.

Independente do curso de graduação, a FISMA oferece a você uma oportunidade única de formação. Assim, cumprimos com a nossa missão de formar nossos alunos no ensino superior tornando-os profissionais cidadãos capazes de buscar no trabalho o seu desenvolvimento social e econômico e de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

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