A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que o ano de 2020 será para celebrar internacionalmente o trabalho dos profissionais de enfermagem e obstetrícia. Conforme informações da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), essa definição foi estipulada na Assembleia Mundial da Saúde (Suíça – 2019), de forma a conseguir mais investimentos para a área, melhorar as condições de trabalho e desenvolvimento profissional.

Não poderia ser diferente no contexto da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA). Em um âmbito geral, o curso de Enfermagem está com diversas ações programadas para o ano de 2020. A principal delas é a 2ª Jornada Nacional de Graduação em Enfermagem que ocorre em parceria com o 4º Simpósio do Curso Técnico em Enfermagem, marcados para o início de junho.

Além desses grandes eventos, algumas mudanças no Laboratório de Práticas e Cuidados em Enfermagem (LPCE), também são realizadas para tornar ainda melhor a estrutura diferenciada que o local comporta. As novidades do LPCE buscam otimizar as aulas práticas e oportunizar o aprendizado mais próximo da realidade encontrada nos locais de serviços em saúde.

O curso de graduação em Enfermagem da FISMA, conta com 10 semestres de aprendizado em disciplinas teórico-práticas. Um dos Laboratórios mais bem equipados do Rio Grande do Sul – investimento em tecnologia de ponta, com equipamentos simuladores realísticos importados, corpo docente qualificado e atuante em suas áreas, trazendo experiência real aos acadêmicos, convênios de estágios com os maiores hospitais da região, Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família, entre outros locais.

O papel do Enfermeiro

O papel do enfermeiro é de extrema importância para o funcionamento de um setor de saúde. Ele é o profissional que coordena e supervisiona as atividades dos técnicos e auxiliares. O enfermeiro está apto a atender pacientes em estado grave ou com alto grau de complexidade, podendo atuar também na gestão hospitalar, ensino e pesquisa, além das áreas de saúde coletiva, urgência e emergência, saúde do adulto, idoso, criança e adolescente.

Ainda sobre as atividades atribuídas ao enfermeiro graduado, estão: a consulta de enfermagem, prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela Instituição de Saúde a qual está vinculado profissionalmente.

 

 

Quer saber mais sobre os cursos da FISMA?
Estamos no WhatsApp (55)99129.5798

Postagens Recomendadas
Comentários
pingbacks / trackbacks

Deixe um Comentário