Planejando o futuro: Orientação Profissional para jovens é uma iniciativa do curso de Psicologia da FISMA e atua em parceria com escolas públicas

 

Escolher a profissão que se quer exercer para o resto da vida, nem sempre é tarefa fácil. Muitas vezes, jovens e adultos precisam de uma orientação especializada para definir o caminho a ser seguido.

Com esse pensamento, o curso de Psicologia da FISMA, estruturou o projeto de extensão “Planejando o futuro: Orientação Profissional para jovens”. A principal proposta é desenvolver um trabalho de orientação com jovens do ensino médio de escolas públicas de Santa Maria. A coordenação do projeto é das professoras Katia Silveira e Silvana Borges.

Integrantes do projeto 2019

“No semestre passado (2018/2), iniciamos o projeto no Colégio Tiradentes, uma vez que se tratava da primeira execução do projeto. Neste semestre, além do Colégio Tiradentes, a Escola Coronel Pilar também será parceira do projeto. Logo, desenvolveremos as atividades nas duas instituições através de encontros com grupos de alunos” – explica a professora Silvana.

A intenção, é realizar um encontro semanal com os alunos, onde os acadêmicos de Psicologia possam utilizar técnicas aprendidas na graduação. Dessa forma, devem auxiliar os estudantes a perceberem suas aptidões para determinadas áreas profissionais e facilitar assim, a escolha dos jovens.

Conforme a professora Silvana, o período de inscrições de alunos ainda está ocorrendo nas escolas, por isso não se sabe quantos estudantes deverão participar do projeto. A expectativa é de que, pelo menos 20 alunos de cada instituição de ensino participem.

“No semestre passado tivemos aproximadamente 20 alunos do Colégio Tiradentes que participaram do projeto, sendo que estavam organizados em três grupos. O trabalho foi bastante satisfatório, pois os acadêmicos puderam realizar a orientação com os jovens, sendo que muitos deles estavam bem perdidos no início das atividades e ao final puderam chegar a uma perspectiva mais delineada sobre o caminho a ser seguido na profissão” – relata Silvana. Durante a execução no semestre passado, também surgiram algumas demandas e encaminhamentos para atendimento individual. O projeto é desenvolvido em grupo, mas também há um momento de devolução particular.

Desse modo, o projeto de extensão possibilita que os acadêmicos da FISMA desenvolvam habilidades práticas dentro da formação em Psicologia. E assim, também possam proporcionar aos jovens da comunidade, escolhas mais conscientes e preparadas para seus futuros.

Para saber mais sobre o projeto, acesse a página Planejando o futuro: Orientação Profissional para jovens e entre em contato.

Objetivos principais: 
☑️ Auxiliar o estudante a refletir sobre seu futuro e seu projeto de vida
☑️ Conhecer as diferentes profissões e o mundo do trabalho
☑️ Conscientizar o jovem sobre as várias influências e identificações que ocorrem no processo de escolha profissional  

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário