Cursos de Graduação FISMA

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Psicologia
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Apresentação

POLÍTICA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

Vivemos hoje a sociedade da informação que traz consequências significativas nas trocas sociais e, especialmente, aquelas relacionadas às interações entre professores, alunos e instituições de ensino. As intensas transformações surgem com o advento das novas tecnologias de informação e comunicação que teceram uma rede que une quase que instantaneamente as pessoas.

O mesmo não se pode afirmar em relação à sala de aula já que existe aí um descompasso na velocidade com que os fatos ocorrem. Tem-se assim uma crise paradigmática e para ela deve convergir todo o esforço no sentido de unir os dois ‘mundos’ trazendo o melhor de cada um deles para melhor atendimento da juventude que deve ser educada nesse novo contexto. Neste sentido o ensino, a aprendizagem e os recursos de ensino, além de outros importantes fatores, são elementos centrais no processo ensino-aprendizagem.

Todo o esforço da instituição de ensino deve estar voltado para o cumprimento dos objetivos de formação profissional propostos no Projeto Pedagógico do Curso. Para tanto, se deve buscar nas novas tecnologias de informação e comunicação e um trabalho de muita qualidade do professor para o desenvolvimento da capacidade cognitiva do estudante, tornando-o, assim, um sujeito capaz de se adequar as novas exigências do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

Já para a oferta de novos cursos de graduação, a FISMA levará em conta em sua análise, entre outros aspectos, aqueles relacionados a uma pesquisa de mercado realizado pela All Consulting. Desse trabalho observam-se novos nichos surgidos no mercado, especialmente, em função do avanço da ciência e da tecnologia; ou ainda, em função do novo perfil profissional exigido pelo mercado de trabalho. Assim, tendo em vista o entendimento acima, bem como, os propósitos da missão e da visão institucional, delineiam-se como diretrizes para a política de ensino da FISMA:

  • potencializar um ensino que vise a aprendizagem significativa;
  • facilitar o desenvolvimento de um processo educativo interdisciplinar contextualizado a partir das necessidades regionais;
  • desenvolver o ensino de modo a valorizar a cultura do empreendedorismo, do relacionamento humano e da ética;
  • ampliar mecanismos de acompanhamento aos discentes (psicológico, pedagógico, psicopedagógico, cognocente);
  • ampliar mecanismos de acompanhamento, formação continuada e insersão dos egressos da instituição ao mundo do trabalho;
  • estimular a autonomia e a participação discente junto aos colegiados, diretórios e em outras atividades institucionais;
  • manter os projetos pedagógicos dos cursos condizentes com a legislação vigente e com as demandas sociais;
  • garantir a qualidade da Educação Superior;
  • respeitar a diversidade e pluralidade de pensamento;
  • viabilizar uma proposta pedagógica alicerçada na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão; fortalecimento das bases científicas, tecnológicas e de inovação;
  • estimular a produção, divulgação e socialização do conhecimento específico;
  • fortalecer os cursos de graduação;
  • assumir, cada vez mais, o compromisso com a inclusão social e o desenvolvimento da cidadania plena;
  • busca da excelência acadêmica;
  • realizar a capacitação inicial e continuada de docentes e dos funcionários técnico-administrativos para desenvolver adequadamente as atividades acadêmicas;
  • modernizar a oferta dos cursos de graduação com a utilização de recursos tecnológicos de diferentes níveis de complexidade;
  • aperfeiçoar o programa de autoavaliação dos cursos de graduação em conjunto com a CPA;
  • estimular o aprimoramento docente para o uso de novas tecnologias aplicadas ao ensino.

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