Núcleo Integrado de Sustentabilidade Ambiental - NISA

    A FISMA preza pela diversidade, meio ambiente, memória cultural, produção artística e patrimônio cultural visando um mundo melhor. Por isso, em 2014, foi criado o Núcleo Integrado de Sustentabilidade Ambiental (NISA), coordenado pela professora Soila Monte Blanco, com o objetivo de promover, estimular e desenvolver uma educação em valores construindo ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza.

    O NISA possui, também um Programa em Educação para os Direitos Humanos e Meio Ambiente – PREDIMA, no qual são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão em quatro eixos orientadores: Educação em Direitos Humanos, Educação em Meio Ambiente, Educação em Relações Étnico-Raciais (Negros e Índios) e Educação em Cultura de Paz, possibilitando a socialização do conhecimento, estreitando as barreiras existentes entre a comunidade e a Faculdade, procurando o relacionamento entre a teoria e a prática, ou seja, fazer com que o conhecimento ultrapasse as salas de aula e permita formar cidadãos,  preparados para o ambiente profissional onde irão atuar.

    Nesse sentido, o NISA busca motivar a comunidade acadêmica para uma mudança de comportamento e atitudes em relação ao meio ambiente e os direitos dos cidadãos, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento sustentável da sociedade, na promoção de ações vinculadas com a Missão e a Responsabilidade Social da FISMA.

     O NISA também participa do Festival de Teatro de Educação Fiscal em Cena, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Finanças do Município, já tendo produzido três peças: “Mundo Encantado de Alice”, “O Pequeno Príncipe na Amazônia” e “João e Maria”: uma lição de cidadania”. O Projeto de teatro na Escola proporciona através de adaptações e releituras de obras da literatura uma oportunidade ao aluno desenvolver valores em relação ao meio ambiente onde vivem e ao seu semelhante, trabalhar sua expressão verbal e corporal, exercitar a capacidade de memória e agilidade mental, contribuindo, desta forma, na autoestima, e no desenvolvimento acadêmico e comportamental da criança.

   Na visão de Rosaura Vargas, Coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal de Santa Maria: “ a participação de uma Instituição de ensino superior como a FISMA, nas atividades relacionadas a Educação Fiscal, nas escolas de rede municipal de ensino de Santa maria, é de suma importância principalmente por levar conhecimentos de tamanha complexidade; como orçamento público, controle e aplicação de recursos públicos, combate à sonegação e a corrupção, tributos, de uma forma lúdica e de fácil entendimento aos estudantes e que esses disseminem a seus familiares e amigos”.

   Workshop no Uruguai: O NISA desde 2016, realiza workshops temáticos na cidade de Artigas, no Uruguai, apresentando as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizados pelo Programa em Educação para os Direitos Humanos e Meio Ambiente (PREDIMA). São desenvolvidos cursos de formação para os professores uruguaios trabalhando  temas como: Direitos Humanos, Sustentabilidade e Cultura de Paz. Conforme a Coordenação do NISA: “o intercâmbio possibilitou a familiarização com a língua estrangeira, trabalhar a diversidade cultural, partilhar novos conhecimentos, relatos de vivências, e  aprendizado. Durante o curso na escola, podemos perceber que, apesar de estarmos em outro país, os professores apresentam desafios semelhantes aos nossos”. Nesse sentido, também, a Professora Patrícia Cámara do Uruguai ressalta:” Este proyecto iniciado en el año 2016 em la Escuela 55 de la ciudad de Artigas (Uruguay) y al cual se dio continuidade em la Escuela 43, fue enriquecedor para maestros y alunos, permitió el intercambio de experiências y aprendizagens”. E, os frutos desse trabalho chegaram até a Universidade Estadual de Santa Catarina, Campus Florianópolis, a convite da Direção do Laboratório de Direitos Humanos, do Centro de EaD, da UDESC,  para o NISA tornar-se parceiro e atuar junto ao programa que vem acontecendo há três anos e tem quatro ações: curso online voltado para os docentes do ensino fundamental e médio, oficinas nas instituições de ensino, curso básico de libras para professores e todo material produzido vai para um repositório, classificado por temas e disponibilizado para os professores utilizarem em sala de aula.

    De acordo com a Coordenação do NISA:  “ é muito importante para as Instituições de Ensino a internacionalização contribuindo para a qualidade acadêmica social entre os alunos, propiciando o intercâmbio de  projetos na comunidade e região, e transmitindo o conhecimento para além da própria cidade”, explica.

Participação de projetos - UDESC e FISMA

PROJETO DE EXTENSÃO LABORATÓRIO-ESCOLA